A falta de conhecimento sobre prevenção

Ainda existem pessoas receosas em fazer exames preventivos porque, segundo elas próprias dizem: “quem procura acha”. Parecem desconhecer que as chances de cura, prevenção ou minimização de complicações, é muito maior se for precocemente detectada alguma anormalidade.

Vários exemplos podem ser citados: descobrir que o açúcar no sangue está elevado e instituir uma dieta para corrigi-lo é muito melhor do que descobrir diabetes quando já existe dificuldade de visão ou perda da função renal, consequências da doença prolongada sem tratamento. Um câncer de mama diagnosticado pela mamografia ainda quando não é possível palpá-lo, tem melhores chances de ser curado com uma cirurgia, diferentemente no caso de uma descoberta tardia.

Um dos motivos para este equivocado temor de “achar algo” é a insuficiente divulgação das informações que alertam as pessoas sobre os sintomas iniciais das doenças, mas principalmente dos benefícios de realizar consultas periódicas ao médico, acompanhadas de exames adequadamente indicados, ainda que sem sentir nenhuma anormalidade com o seu corpo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu