CHECK-UP DA MEMÓRIA

 

O Check-up da Memória tem como objetivo avaliar, diagnosticar e indicar tratamento para doenças que afetam a memória ou outras funções cognitivas como orientação, linguagem, juízo crítico, capacidade de abstração, funções executivas, atenção, planejamento e velocidade de processamento mental. A avaliação das capacidades cognitivas demanda uma bateria complexa e ampliada de testes, uma vez que existem inúmeras doenças que podem impactar negativamente no adequado funcionamento das funções mentais. Além daquelas que atingem diretamente o cérebro, outras situações como ansiedade e depressão, distúrbios de sono, transtorno de déficit de atenção, desordens hormonais, déficits nutricionais, repercussões clínicas de doenças gerais, abuso de substâncias e uso de medicações com efeito psicotrópico podem afetar as funções cognitivas cursando com impacto na funcionalidade em atividades diárias em indivíduos de qualquer idade.

COMO FUNCIONA

A metodologia de investigação do Check-up da Memória consiste em uma avaliação clínica multidisciplinar, contendo:

icone_03

Questionário de saúde – Solicitado o preenchimento pelo cliente em nosso site, o qual servirá de base para as avaliações.

icone_03

Avaliação Geral de Saúde – a pessoa é examinada por um médico clínico que verifica a existência de doenças e tratamentos em andamento e investiga possíveis situações clínicas que podem influenciar nas funções da memória.

icone_03

Avaliação Psicológica – entrevista e testes psicológicos, incluindo escalas que investigam ansiedade, depressão e outros transtornos da área emocional.

icone_03

Exames de laboratório – verifica fatores no sangue ou deficiências de vitaminas, hormônios e outras.

icone_03

Tomografia cerebral – para identificar possíveis alterações que necessitem tratamento específico.

icone_03

Avaliação Neurológica – exame neurológico minucioso e testes específicos feitos por especialista, tendo por base as avaliações clínica, psicológica e resultado dos exames de laboratório e imagem.

icone_03

Relatório final – Na maioria dos casos, é possível uma conclusão, sugestão de tratamento e implementação imediata. Após a discussão individual de cada caso com todos os profissionais envolvidos, a pessoa que recorrer ao Check-up da Memória receberá todos os laudos dos exames realizados e um laudo final com diagnóstico, orientações e sugestões terapêuticas para seguimento com seu médico assistente ou médico especialista de sua escolha.

INVESTIGAÇÃO ADICIONAL EM CASOS ESPECÍFICOS

Em algumas situações poderá ser necessária a realização de outros exames complementares, assim como discussão conjunta com outros especialistas, como:
icone_03

Médico Neurofisiologista, podendo ser necessário fazer um Eletroencefalograma ou outros exames, para investigar alguns tipos de anormalidades ou doenças cerebrais.

icone_03

Médico especialista em sono, podendo ser indicada uma polissonografia, pois distúrbios nesta área podem afetar a memória e outras funções cerebrais.

icone_03

Médico Geneticista, Avaliação e Aconselhamento Genético, por especialista na área, quando existe suspeita de influência genética na causa da alteração de memória (casos de demência ou doença de Alzheimer na família).

icone_03

Outros exames adicionais

AGILIDADE, QUALIDADE E ATENDIMENTO PERSONALIZADO 

Os exames e avaliações SÃO REALIZADAS NO MESMO DIA e o retorno 7 dias após o Check-up.