Check-up do Adolescente

Por ser um período de transformações físicas e mentais, a adolescência merece uma atenção especial. Com mudanças hormonais, crescimento acelerado, estímulos de todo o tipo e acesso à informação, é na adolescência que se molda a personalidade e podem ser detectados fatores que farão surgir doenças na fase adulta.

Com esta visão e experiência com o check-up de adultos durante muitos anos, criamos o Check-up do Adolescente, pois a preocupação com a prevenção e promoção da saúde deve começar cedo.

Muitas doenças crônicas que atingem os adultos podem ter início na infância ou na adolescência, por influência genética, e necessitam de correções e cuidados específicos.

Por isso, conhecer precocemente fatores de risco para a saúde, como a tendência a desenvolver diabetes, aumento do colesterol e triglicerídeos, hipertensão arterial e obesidade, pode ajudar no planejamento para evitar complicações futuras.

A depressão e os distúrbios alimentares são frequentes na adolescência e necessitam de abordagem especial, orientações e até tratamentos nesta fase.

Na adolescência a abordagem educativa é fundamental, com esclarecimento de dúvidas, orientações e sugestões de material para leitura.

O Check-up do Adolescente foi desenvolvido para atender pessoas na idade dos 10 aos 19 anos, composto das seguintes avaliações:

Médico: entrevista, exame físico, investiga sintomas, uso de substâncias (álcool, tabaco e outras) e orientações preventivas. Em idade de provável iniciação sexual, orientações preventivas de DST e anticoncepção.

Psicóloga: entrevista, verificação de autoestima e preocupações com a imagem corporal, qualidade do sono, testes para ansiedade, depressão e orientações.

Nutricionista: entrevista, medidas antropométricas, recordatório alimentar e orientações.

Prof. de Educação Física: entrevista, testes físicos e orientações sobre exercícios.

Exames de sangue e urina: investiga principais problemas de saúde como diabetes, colesterol e triglicerídeos elevados, etc.

Avaliação Genética: nos casos indicados.