Como prevenir o câncer de colo do útero?

Muito se fala sobre como o câncer de colo de útero pode afetar a fertilidade, a qualidade de vida e a saúde em geral das mulheres, mas você sabia que ele pode ser prevenido com uma vacina?

Cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero são causados pelo papilomavírus humano, conhecido como HPV. A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, por lesões microscópicas na mucosa ou na pele da região genital. O uso de preservativos durante a relação protege parcialmente do contágio, pois ele pode ocorrer também pelo contato com a pele da região perianal e bolsa escrotal, por exemplo.

Por isso, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV. Ela faz parte do calendário nacional e protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são os maiores responsáveis pelos casos de câncer do colo do útero.

Importante:

  • A vacina é mais eficaz se feita antes do início da vida sexual, dos 9 aos 14 anos.
  • Combine a vacina com os exame preventivos do check-up, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV causadores de câncer.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu