Depressão já atinge 20% das mulheres no mundo

A depressão atinge em torno de 300 milhões de pessoas no mundo. É a quarta entre as principais doenças, segundo a Organização Mundial de Saúde. O aparecimento ocorre geralmente perto dos 30 anos e a incidência é maior nas mulheres, sendo que 20% delas apresentam a doença em alguma fase da vida, e menor nos homens, representando 12%.

Quanto às causas, 40% dos casos têm relação com a genética dos pacientes, mas a doença também ocorre em decorrência de eventos importantes na vida das pessoas, como a perda de um ente querido, por exemplo, ou pela deficiência de substâncias cerebrais como neurotransmissores, noradrenalina, serotonina e dopamina.

É fundamental estar atento aos fatores de risco: histórico familiar, transtornos psiquiátricos correlatos, estresse crônico, ansiedade crônica, disfunções hormonais, dependência de álcool e drogas ilícitas, traumas psicológicos, doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias, entre outras, conflitos conjugais, mudança brusca de condição financeira e desemprego.

Para prevenir, é preciso ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e atividades prazerosas, controlar o consumo de álcool e as doses de cafeína, não usar drogas ilícitas, ter sono regular, não interromper tratamento médico sem orientação e fazer psicoterapia. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.