DICAS NUTRICIONAIS PARA EVITAR O ESTRESSE

Num estado de estresse ocorre diminuição na capacidade de absorver certas substâncias e esgotamento do suprimento de glicose, principal combustível do organismo. Tão logo isso ocorra, o organismo começa a decompor as proteínas existentes nos músculos, fonte de energia mais rápida do que a gordura corporal. Alimentos balanceados à base de verduras, frutas, legumes e cereais integrais podem auxiliar na prevenção do estresse e provocar sensação de bem-estar, pela compensação dos nutrientes necessários. As principais reposições de que o organismo necessita são vitaminas do complexo B, vitamina C, sódio, zinco, potássio, ferro, magnésio e cálcio. As frutas como a maçã e o maracujá também são indispensáveis para as pessoas que desejam manter o bem estar do corpo, pois elas ajudam a combater a ansiedade. Já o abacate, leite e derivados e frutas secas (ameixas e damasco) são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que modula o humor. Espinafre, brócolis, abacate, laranja e feijão são alimentos ricos em ácido fólico, nutriente que ajuda a estabelecer o humor e costumeiramente baixo nas pessoas deprimidas e estressadas. Cereais, tubérculos (batata, etc), feijões e frutas são ricos em carboidratos complexos que mantém sua glicemia constante, favorecendo energia durante o dia, mais disposição e bom humor. Os alimentos que contém cafeína, como: chocolates, refrigerantes colas, chá preto e café, devem ser consumidos moderadamente, pois podem gerar sintomas de nervosismo, ansiedade, depressão e insônia, que contribuem para o estresse. Algumas pessoas quando estressadas podem ter aumento ou diminuição do apetite. Como o estresse interfere na digestão, é recomendável realizar de 4 a 6 refeições diárias.

Os alimentos são usados para auxiliar no controle do estresse, atuando como calmantes naturais. Conheça melhor esses alimentos:
 

ALIMENTOVANTAGENSPORÇÕES SUGERIDAS
BananaContém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, hormônio do bem-estar.1-2 bananas/dia. Cada unidade contém cerca de 100 calorias.
LaranjaFornece ácido fólico, cuja carência pode reduzir os níveis de serotonina e agravar casos de depressão. A vitamina C ainda auxilia na absorção do ferro, combatendo anemia, o cansaço e desânimo.1 copo de suco de laranja ou 1 kiwi.
AlhoFornece substâncias que combatem ansiedade e o mau humor.1 a 2 dentes de alho por dia.
Arroz integralAlém do triptofano, o precursor da serotonina, contém uma boa quantidade de vitamina B1, que participa do metabolismo de energia.Pode ser ingerido diariamente, 2 colheres de sopa fornece 120 calorias.
NozesRicas em selênio e ácido graxo ômega-3 são benéficas ao cérebro.1 noz por dia já é benéfica.
Alface e outras folhas verdesSubstância nas folhas que induz o sono.1 prato nas refeições principais. Cada 100 gramas contêm apenas 14 calorias.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu