ESTEATOSE HEPÁTICA

A esteatose é o processo de acumulação de gordura dentro das células. Sendo o fígado o principal local de metabolização dos lipídios (gorduras), é neste órgão que a esteatose ocorre com maior freqüência, originando o que se chama de Fígado Gorduroso ou Doença Hepática Gordurosa.

A esteatose ocorre quando há um defeito na retirada dos lipídios do fígado ou quando há um influxo excessivo destes. Pode ser causada por consumo excessivo de álcool ou por outras condições, que originam a chamada Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA). Entre as causas encontram-se obesidade, diabetes, hipertensão, gorduras elevadas no sangue, hepatite, alterações nutricionais, medicações e intoxicações ambientais.

A Doença Hepática Gordurosa deve ser avaliada em conjunto com exames laboratoriais.  Se não adequadamente tratados, uma percentagem dos pacientes evolui para Esteato-Hepatite, condição onde há inflamação do fígado e que pode levar à cirrose (degeneração do órgão).

Há necessidade de consultar o médico para identificar a causa implicada no problema para evitar complicações futuras. De qualquer modo, reduzir o uso de bebidas alcoólicas, baixar de peso, cuidar do colesterol e evitar o uso excessivo de medicamentos são medidas preventivas importantes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu