INFECÇÃO URINÁRIA

A infecção urinária é um problema comum que pode atingir indivíduos de todas as idades. É definida como a infecção de qualquer porção do aparelho urinário – uretra, bexiga ou rins – por um microrganismo.

A forma mais comum de infecção urinária é a cistite, que é a infecção da bexiga. Mais comumente é causada pela bactéria Escherichia coli, que é uma colonizadora natural do intestino. Em algumas situações essa bactéria pode colonizar a região perianal e introduzir-se na bexiga através da uretra. Por características anatômicas – a uretra feminina é alguns centímetros mais curta que a masculina – as mulheres são mais suscetíveis a esta ocorrência. O ato sexual pode produzir pequeno trauma na uretra da mulher e aumentar a chance de infecção, razão pela qual a cistite é mais comum em mulheres sexualmente ativas.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática. Os mais comuns são os sintomas miccionais irritativos (dor ao urinar, aumento da freqüência de micções e urgência para iniciar a micção) e a dor em baixo ventre. A hematúria (sangue na urina) também pode ocorrer. A cistite, no entanto, não costuma produzir febre ou mal-estar geral.

O tratamento visa à erradicação do microrganismo responsável e a prevenção de complicações, como a infecção dos rins. É utilizado um antibiótico selecionado a partir do perfil de sensibilidade da bactéria em urocultura. Medidas como ingestão de líquidos e correta higiene também são importantes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu