INSÔNIA II

ALGUMAS MEDIDAS PARA DORMIR MELHOR

Para ter um sono normal devem ser mantidos alguns hábitos saudáveis que facilitam o início e o continuar do sono. Devem-se evitar situações e substâncias que levam à dificuldade para dormir. O cérebro possui um sistema que controla o sono e a vigília. O nosso ‘relógio do sono’, por exemplo, precisa ser programado. Para isto é essencial que a pessoa vá para cama sempre no mesmo horário. Quem dorme cada noite em um horário diferente não consegue criar uma disciplina, o que pode dificultar o início do sono.

O quarto deve ser um lugar apenas para dormir, devendo-se evitar o tempo excessivo na cama, televisão e condições inadequadas do ambiente (temperatura, luminosidade e ruído).

Boa parte das insônias pode ser corrigida com esses comportamentos, os quais são denominados Regras de Higiene do Sono.

Da mesma forma pode ser útil ter uma rotina que facilite o relaxamento na hora de ir dormir, o que inclui tomar um banho quente, ler, ouvir música suave.

O exercício físico no final da tarde é uma forma de auxiliar o sono, porém podem piorar se próximos da hora de dormir.

O uso de medicamentos para insônia devem ter a prescrição médica por causa dos seus malefícios, como sensação de sonolência ou ressaca pela manhã e dependência medicamentosa.  

Muitas vezes os médicos prescrevem remédios para dormir por uma ou duas semanas para ajudar a estabelecer um esquema regular de sono, o que é uma recomendação do órgão regulador de medicamentos nos Estados Unidos (FDA) que não aprova o uso continuo e por longos períodos de muitos medicamentos para insônia.

A utilização de qualquer abordagem para tratamento da insônia deve ser discutida com o seu médico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu