PARE DE TOCAR O SEU ROSTO

A epidemia do novo coronavírus está assustando o mundo inteiro e não faltam dicas para evitar o contágio da COVID-19. O número de casos não para de subir, assim como o número de mortes. Desde então, muita gente passou a perceber um hábito: tocar o rosto frequentemente. Você já parou para perceber quantas vezes ao dia faz isso?

Um estudo científico conduzido em 2015 por pesquisadores australianos buscou responder essa pergunta. Foram observadas 26 pessoas e a pesquisa constatou que, em média, uma pessoa é capaz de tocar o próprio rosto ao menos 23 vezes em uma hora. 36% dos toques aconteceram na boca, 31% no nariz e 27% nos olhos, áreas que são portas de entrada para dentro do corpo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse costume é justamente um dos que devem ser evitados, uma vez que nossas mãos tocam superfícies diversas o tempo todo (maçaneta da porta do trabalho, a catraca do ônibus, canetas, entre outras ações). Ao esfregar os olhos ou tocar a boca, torna-se muito fácil se contaminar por um vírus, como o novo coronavírus.

Fonte: Revista Exame

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.