RADICAIS LIVRES

São moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron.

Formados normalmente pelo nosso organismo, mas em quantidades maiores torna-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes.

São muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias. Por outro lado, existem os compostos antioxidantes (vitaminas que combatem a formação dos radicais livres pelo nosso corpo. Esses compostos são os agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células. , minerais, pigmentos naturais e enzimas)

Os alimentos ganham força nisso porque são eles que trazem potentes compostos antioxidantes: vitamina C, vitamina E, β-caroteno e flavonóides.

Para diminuir a formação destes radicais livres e aumentar a quantidade de antioxidantes, é importante consumir, todos os dias, alguns alimentos com essas vitaminas para combater a formação e diminuir alguns fatores que levam a maior produção de radicais livres.

Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados:

  • Álcool em excesso;
  • Cigarro;
  • Alguns medicamentos;
  • Alimentos industrializados.

Alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, diariamente por prevenir a formação excessiva de radicais livres:

  • Morango, ameixa, laranja, uva, maçã, banana, pêra, melão;
  • Repolho, beterraba, pimenta vermelha, brócolis, salsa, cebolinha, tomate;
  • chá verde.

Então, não se esqueça, para melhorar sua saúde e prevenir doenças, faça uso de alimentos ricos em antioxidantes.

Prefira seu consumo através dos alimentos que os contém na forma natural, não sendo conveniente a ingestão de suplementação porque se desconhece, até o momento, quais são as doses adequadas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu