Rinite Alérgica II

O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais: higiene ambiental, uso de medicamentos e vacinas antialérgicas.
A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Por exemplo, se a pessoa apresenta os sintomas quando ingere determinado alimento, o mais fácil a fazer é simplesmente não comê-lo. Como a principal causa de rinite alérgica é o ácaro, algumas medidas simples poderão diminuir a quantidade destes agentes e, consequentemente, os seus efeitos no indivíduo alérgico. A casa e principalmente o quarto onde dorme o alérgico devem ser limpos com freqüência utilizando pano úmido. Outras formas de limpeza (vassoura e espanador) apenas espalham o pó pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém normalmente seu filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo, e portanto muitas vezes o que ele faz é uma pulverização de poeira no ambiente.
Uma boa ventilação na casa e no quarto, e se possível ambientes ensolarados, ajudam a evitar o surgimento de bolor (fungos).
Além disto, o ideal é que não existam carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia ou outros móveis ou utensílios que possam acumular poeira e deve-se evitar o uso e contato com travesseiros e almofadas de penas ou outros materiais que possam causar alergia. A utilização de capas protegendo os colchões e travesseiros, assim como de substâncias para eliminar os ácaros do ambiente apresentam eficácia quando aplicados corretamente.
As pessoas devem ser afastadas de irritantes do nariz (cheiros de perfumes, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas, inseticidas e poluição). Outros fatores inespecíficos como as mudanças bruscas de temperatura, frio e umidade do ar são também prejudiciais aos doentes.
O uso de medicamentos e vacinas no tratamento da rinite alérgica devem ser precedidos por uma avaliação médica.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu