SAIBA COMO HIGIENIZAR AS MÃOS DE FORMA EFICIENTE

Para que suas mãos estejam realmente limpas, não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool em gel. É necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.

Veja abaixo o jeito correto de higienizar as mãos para evitar infecções:

Com preparações alcoólicas (gel ou solução)

Duração de todo o procedimento: 20-30 segundos

– Aplique uma quantidade suficiente de álcool gel em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos;

– Friccione as mãos entre si;

– Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas;

– Espere suas mãos secarem.

Com água e sabonete

Duração de todo o procedimento: 40 a 60 segundos

– Molhe as mãos com água;

– Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;

– Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si;

– Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas;

– Enxague bem as mãos com água;

– Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.

Como calcular a quantidade certa de produto?

A quantidade vai depender do tipo de solução usada e do tamanho da mão. Em geral, 2 ml do produto são suficientes. É importante que o produto contemple toda a superfície das mãos e que elas estejam úmidas no final do processo (no caso do álcool em gel).

Quais são os erros mais comuns?

Muitas pessoas esquecem de retirar joias, como anéis, antes de iniciar a limpeza das mãos. Sob esses objetos, frequentemente, acumulam-se microrganismos. Há ainda os que preferem borrifar álcool comum nas mãos. Isso não é recomendado, pois pode causar microfissuras, facilitando a colonização por vírus e bactérias.

As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem emolientes e concentração média de 70% de álcool, o que é ideal para a ação bactericida. Áreas como as pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e polegar são, em geral, as mais negligenciadas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.