STRESS I

Conforme Dra. Marilda Novaes Lipp “Stress” é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ter um sentido negativo ou positivo.

Stress Negativo: é o stress em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes com redução da energia mental. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer.

Stress Positivo: é o stress em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o stress se transforma em excessivo quando dura demais.

Stress Ideal: quando a pessoa aprende o manejo do stress e gerencia a fase de alerta de modo eficiente, alternando entre, estar em alerta e sair do alerta. Para quem aprende a fazer isto o “céu é o limite”. O organismo precisa entrar em homeostase (equilíbrio) após a permanência em alerta para que se recupere. Após a recuperação, então, doenças começam a ocorrer, pois o organismo se exaure e o stress fica excessivo.

Isto pode acontecer porque o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu