VACINAÇÃO PARA ADULTOS

Na infância a vacinação é rotina e está inserida na cultura médica e da população, mas na idade adulta é esquecida! Na maioria das vezes negligenciada por médicos e pacientes.
Doenças infecciosas, segundo a Organização Mundial de Saúde, são responsáveis por cerca de 50% das mortes prematuras, isto é, ocorrem antes dos 44 anos de idade. Essas doenças matam mais do que o Câncer e quase o mesmo que as doenças cardiovasculares.
Doenças graves como meningites, pneumonias, hepatites, difteria, tétano, varicela, caxumba, sarampo, rubéola, febre amarela, entre outras, acometem adultos e podem ser prevenidas através de vacinas.
Na idade adulta devem-se realizar os reforços de doses aplicadas anteriormente ou iniciar o esquema das vacinas não recebidas durante a infância (muitas vezes não foram realizadas, porque ainda não estavam disponíveis).
Para definir as vacinas a serem aplicados em um paciente adulto, o médico deve investigar seu passado vacinal e adaptar o calendário de vacinação do adulto para esse paciente. No entanto, na impossibilidade de se conhecer esse histórico deve-se recomendar todas as vacinas indicadas para o adulto.

Algumas vacinas estão disponíveis na rede publica (Programa Nacional de Imunizações), outras somente na rede privada (Clinica de Vacinas da Rede Privada).
A cultura de prevenção através da vacinação para adultos ainda está sendo construída, os números mostram que a maioria dos adultos não investe em vacinação.
Ao optarmos pela prevenção através de vacinas podemos fazer a analogia com os seguros, como os que fizemos com nossos carros, imóveis, etc.

AS VACINAS INDICADAS PARA ADULTOS:

 TRÍPLICE BACTERIANA acelular adulto (difteria tétano e coqueluche) ou DUPLA
BACTERIANA ADULTO (difteria e tétano);
 TRÍPLICE VIRAL (sarampo caxumba rubéola);
 INFLUENZA (gripe);
 HEPATITE A E B;
 VARICELA;
 PNEUMOCÓCICA 23 VALENTE;
 MENINGOCÓCICA C CONJUGADA;
 HPV (licenciada apenas para mulheres);
 FEBRE AMARELA; FEBRE TIFÓIDE;
 CÓLERA E DIARRÉIA DO VIAJANTE;

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu